A relação entre e Marketing e Economia Circular acontece de distintas maneiras. Uma delas é a atuação direta do marketing em organizações estruturadas na economia circular, mostrando aos clientes a qualidade, o valor, e os benefícios dos bens/serviços produzidos dentro da lógica da economia circular.

Assim, pautado nos conceitos e teorias, o marketing visa a adoção de atividade e processos que criem, comuniquem e entreguem valor aos clientes, consumidores, parceiros e sociedade em geral.

Entretanto, a relação entre Economia Circular e Marketing pode ser ainda mais profunda. A adoção do conceito de economia circular é uma oportunidade de mudar a noção de consumidor passivo e criar rica variedade de associações pautadas no relacionamento em rede entre o consumidor e os agentes produtivos.

A lógica básica da Economia Circular é a alteração do conceito de propriedade, que já está acontecendo dado à inovação da Economia Compartilhada e das novas formas de interação e suprimento da demanda de produtos e serviços. O conceito antigo, mas ainda vigente é binário: sou ou não sou dono de algo. Muitas grandes empresas multinacionais já viram que este modelo não cria fidelidade. A Economia Circular é uma mudança estratégica que já norteia algumas grandes empresas no mundo e terá um impacto enorme no futuro de nossa sociedade, pois a principal lógica é criar valor para os consumidores gerando utilidade, mas neste processo também alterando o conceito de propriedade para licença e serviços substituindo a venda de produtos.

A melhoria da imagem pode ser aprofundada com a aplicação do conceito de economia circular, dada a amplificação da interação genuína e bidirecional do consumidor com a marca. A participação ativa do consumidor no processo produtivo fornece mais nós informacionais acerca da marca/segmento, auxiliando na desconstrução de imagens negativas e na reconstrução delas pautadas na identidade e no sentimento te pertença, aproximando-a da estrutura imagética que o consumidor tem de si mesmo e dos seus grupos de interesse.